quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Busque excelência em suas equipes - Lições em salas de espera sobre empreendedorismo

Ultimamente tenho dedicado grande parte do meu tempo de espera em salas de aeroporto e vôos à leitura de livros que dizem respeito ao Google, à Apple além de outros sobre o novo paradigma de modelo de negócios e desenvolvimento de produtos que passou a existir após coincidentemente o BOOM dessas empresas.


Sinceramente não sei se a palavra coicidentemente que utilizei deveria ser escrita entre aspas, por que estas duas empresas seguiram a cauda de um movimento que estava se definindo e devido à uma atitude extremamente inteligente e inovadora no que diz respeito aos modelos de negócio e gestão de pessoas rapidamente deixaram de ser seguidoras desta "cauda" para se tornarem líderes nesta nova indústria. Criou-se uma magia em torno delas, não importa o quão visionária uma idéia ou produto possa ser, a priori, estas são prontamente aceitadas com entusiasmo pelos usuários.

Inovação, excelência em produto, sorte, enfim, não é minha intenção discutir as razões sócio-político-econômicas que levaram estas duas empresas, pelas quais confesso que tenho especial admiração, a se tornar o sucesso absoluto que são hoje; porém a verdade esta escancarada, o caminho do sucesso como do fracasso é conhecido, mesmo assim todos enfrentamos dificuldades para trilhar o nosso caminho de sucesso e digo mais, todos que estão na cauda desse movimento enfrentam absolutamente os mesmos desafios e dificuldades que nós.

Esta pequena introdução foi só para que todos saibam de onde vem minha inspiração para seguir-me motivado. Recentemente estava lendo uma matéria reveladora sobre empreendedorismo e entendi que ser empreendedor esta longe de apenas ter coragem de iniciar outro projeto paralelamente ou de forma disruptiva ao emprego convencional. Nesta ótima reportagem da Revista Voce SA, apreendi o conceito maior de empreendedorismo, de uma forma simples – como as boas definições deveriam ser – ser empreendedor é saber se manter motivado, preparado e atento para identificar as melhores idéias e oportunidades que muitas vezes passam desapercebidas, reuni-las, entender uma oportunidade maior e realizá-la, alcançando assim o sucesso. Pois bem, temos uma fórmula para o sucesso, ser empreendedor nos levará ao sucesso, mas como ser empreendedor sem abrir uma loja de armarinhos?

A resposta está  nas pessoas. É preciso sempre buscar a excelência nos nossos processos, produtos, na nossa comunicação e principalmente em nossas equipes. Então por que deveríamos tolerar atitudes medíocres? Temos que manter a média de competência o mais alta possível, profissionais ruins estão sempre acomodados, desmotivados e por conseqüência pouco podem somar à busca do sucesso. Eles têm dificuldade em mostrar seu valor e sempre tecem comentários que desvalorizaram os seus companheiros e o ambiente de trabalho; numa tentativa desesperada de diminui a média até seu nível. Pois bem, a tolerância à este tipo atitude pode fazer com que a empresa perca seus melhores valores. Os melhores, os empreendedores sempre buscarão as melhores oportunidades, melhor seria ajudando a organização na busca do sucesso conjunto; porém quando o bom profissional se sente injustiçado, desvalorizado em relação ao mau profissional, esta busca por novas oportunidades se dará em outro ambiente que não o que a empresa lhe proporcia.


É necessário criar um ambiente ótimo para os bons profissionais, onde os melhores valores da organização possam exercitar seu empreendedorismo. Temos que aumentar a média de excelência das nossas equipes, abaixo o job simulation, devemos resolver ou banir o desempenho e as atitudes medíocres, dessa maneira muitas das perguntas, dúvidas e incertezas poderão ser resolvidas de uma maneira muito mais natural e criativa facilitando a conquista do tão almejado sucesso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário