segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Engenharia de Serviços/Produtos

Entender os usuários, entregar um serviço que os atenda, faz com que estes queiram ser seus clientes. Enquanto se preocupar com os objetivos do negócio somente obrigam seus clientes a utilizarem seus produtos e isso faz toda diferença...

Apesar do crescimento vertiginoso da indústria de serviços, grande parte dos esforços de engenharia e conseqüentemente Design continuam focado em objetos, seja em produtos ou evoluções do mesmo. Se é falta de visão do mercado sobre a aplicação da engenharia sobre o planejamento dos serviços ou vice-e-versa, não importa. Logo isso vai mudar.

Cada vez mais o preço dos seus serviços é determinado pelo mercado e temos que buscar se diferenciar da concorrência de qualquer maneira: ou agregando um valor que possa ser repassado ao mercado independentemente do que esta sendo definido pelo mercado ou melhorando os processos de maneira a aumentar a rentabilidade do mesmo produto preferencialmente em diversos clientes.

Fiz este parênteses para deixar claro que os produtos devem ter cada vez mais alto valor agregado e ser inovadores. Sabe-se que o preço dos produtos esta caindo, antes o valor de troca de um produto era muito alto e decaia com o tempo, tornando o valor de uso baixíssimo. A grande concorrência e os preços sendo definido pelo mercado demandam uma nova engenharia financeira para que um produto se mantenha viável invertendo a curva, quando se pensa em serviços o preço de troca é mais baixo e o preço de uso viabiliza um produto.

Se antes a preocupação com os objetivos de negócio era infinitamente maior que com os objetivos do cliente, quando se pensa em serviço, as preocupações com os objetivos de negócio e do cliente passam a se equivaler principalmente devido à necessidade de aumentar o valor de uso dos serviços/produtos. O Design tem um papel importante nesse caso, ajudando a gerar valor de uso ao produto.

Se antes buscava-se agregar valor ao produto melhorando as características do objeto; com a engenharia de serviços, um produto se viabiliza pela integração desse objeto em um contexto, de experiência, interação e serviços. Os produtos estão se tornando serviços e vice-versa. Entender os usuários, entregar um serviço que os atenda, faz com que estes queiram ser seus clientes. Enquanto se preocupar com os objetivos do negócio somente obrigam seus clientes a utilizarem seus produtos e isso faz toda diferença.

FONTE: TECNOLOGANDO

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