terça-feira, 24 de novembro de 2009

Não jogue os dados...

"Com seis anos de experiência tocando a minha própria empresa de software, posso dizer que nada feito na Fog Creek aumentou tanto a nossa receita quanto lançar uma nova versão com mais features. Nada. O caminho ao 'chão de fábirca' das novas versões com novas funcionalidades é inegável. É como a gravidade. Quando tentamos Google Ads, quando implementamos vários esquemas com afiliados, ou quando um artigo sobre o FogBuzz apareceu na imprensa, nós mal sentimos o efeito no chão de fábrica. Quando uma nova versão surge com novas funcionalidades, a gente ve uma aumento repentino, inegável, substancial e permanente na receita".
Citação de Joel Spolsky, sócio da Fog Creek.
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Se consumidores se deparam com a escolha de, digamos, um microondas Sharp ou Panasonic, metade deles escolherão o Sharp e a outra metade o Panasonic. Se eles precisarem escolher em um conjunto que possui um Panassonic e múltiplas versões de Sharps, então uma das duas coisas acontecem:

Se eles podem facilmente comparar os Sharps (por exemplo, porque eles diferem claramente em preço e outro atributo, como tamanha e potência), então mais pessoas escolherão os Sharp do que o Panasonic. Isto demostra como fornecer várias versões de um produto aumentar as vendas do produto.

Por outro loado, se eles não conseguem comprar facilmente os Sharps então o efeito é contrário. Por exemple, se um Sharp possui o prato giratório com velocidade ajustável, outro tem um sensor de umidade, outro tem menus programáveis e outro tem uma função de 'manter aquecido', os consumidores vão evitar os Sharp, rejeitar confusão e ir para o Panasonic. Isto mostra como fornecer multiplas versões de um produto pode diminuir suas vendas.
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Ambos os trechos foram extraídos do livro "Don't Just Roll The Dice. A usefully short guide to software pricing", de Neil Davidson.

O livro está disponível para download grátis (sob licença Creative Commons).
Recomendamos.

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