- entender quem é, de fato, seu público-alvo
- entender as necessidades de seus clientes
- como atender estas necessidades
- qual design funciona melhor com este público
Assim, você poderá definir os usuários chaves (personas) que servirão de referência quando você estiver definindo os "detalhes" do produto (funcionalidades, design/experiência do usuário, preço, marketing/promoção, etc).
Dentre os vários momentos em que o Gerente de Produtos deve visitar e conversar com seus clientes, cito:
1) Durante a fase de definição do produto: qual produto fazer? qual o público-alvo? quem são os compradores? quem são os usuários? há mercado? as pessoas pagariam por isto? como usuariam?
2) Durante a fase de prototipação: como deve ser o layout do sistema? como devem estar dispostas as informações na tela? e os botões? quais são os termos mais adequados? como as opções dos menus devem estar agrupadas?
3) Durante a fase de lançamento: os potenciais clientes ficaram sabendo do lançamento do produto? a estratégia de marketing foi correta? os primeiros clientes gostaram? estão usando de fato? tudo que foi definido nas fases anteriores está confirmado?
4) Sempre: quais funcionalidades precisam ser incluídas? quais funcionalidades podem ser retiradas ou simplificadas? há usos do seu produto que você não havia previsto, mas que os clientes estão usando e valeria a pena você se adaptar? o suporte técnico está bom? há concorrentes alcançando seu produto?
Enfim, o Gerente de Produtos deve sempre saber como, por que, quando os clientes e usuários utilizam seu produto (ou não!) para mantê-lo útil e acessível para os clientes, e vendável / lucrativo para a empresa!
FONTE: TECNOLOGANDO
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